A informática consolidou a chamada Era Digital de maneira inesperada, se for analisada a partir de uma ótica de décadas anteriores. As previsões mais ousadas costumavam estabelecer um cenário que apresentava mudanças relevantes ou o apocalipse das máquinas, muito presente em filmes de Hollywood.
O imaginário Apocalipse das Máquinas está relacionado com as novas tecnologias, máquinas (robôs) que têm várias funções, parecidos com humanos em relação à sua capacidade Imagem via: futuroexponencial.com |
Diariamente, a sociedade presencia as novidades tecnológicas em diversas áreas da vida pelos meios de comunicação. Entretanto, as pessoas estão seguras nas mãos da tecnologia?
Segundo o Fórum Econômico Mundial, cerca de cinco milhões de empregos podem desaparecer até o fim de 2020 com o advento das mudanças das relações de trabalho causadas pelo impacto da informática na vida das pessoas ao redor do mundo. Em contrapartida, ao se adaptar e entender os tipos de competências necessárias no momento, muitas oportunidades certamente virão a surgir.
Nós, do Printf News, trataremos três tópicos que mostram como a tecnologia está presente no futuro da humanidade. Cada questão será abordada numa reportagem diferente.
A informática na Medicina
Hoje, já existem softwares - programas e aplicativos - presentes no mercado que são capazes de auxiliar procedimentos cirúrgicos com a precisão requerida em certos casos.
Hoje, já existem softwares - programas e aplicativos - presentes no mercado que são capazes de auxiliar procedimentos cirúrgicos com a precisão requerida em certos casos.
A tendência é que essa tecnologia se popularize ainda mais. O sistema de Cirurgia Assistida por Computador, que usa câmeras para a visualização do organismo de maneira interna, e as Cirurgias Robóticas, aquelas que utilizam do auxílio de robôs para certas etapas, facilitam operações médicas e, naturalmente, contribuem com a o aumento da expectativa de vida.
No Brasil, os hospitais Albert Einstein, Sírio-Libanês e Oswaldo Cruz foram os pioneiros na utilização de robôs, principalmente em procedimentos de prostatectomia graves, que é a remoção cirúrgica de parte ou toda a próstata.
Imagem da "Cirurgia Robótica de Próstata", feita com auxilio de um robô com garras mecânicas. Via Instituto Uromedical |
Aqueles que praticam informática médica colaboram também com outras áreas da saúde. Eles desenvolvem sistemas de análise e processamento digital de sinais bioelétricos, processamento digital de imagens médicas, desenvolvimento de sistemas de monitoração, apoio ao diagnóstico e à decisão e sistemas de instrução inteligente auxiliada por computador.
Quando mais o sistema de redes de comunicação evolui, a comunicação entre paciente e médico se torna mais simples. No Brasil, a tecnologia de redes móveis 5G está próxima de ser definitivamente implantada, por exemplo.
O supercomputador SpiNNaker
A partir de um investimento de cerca de R$ 72 milhões, pesquisadores construíram na Universidade de Manchester, Inglaterra, o que pode vir a ser no futuro a solução para a complexidade da análise cerebral no caso de transtornos psicológicos e doenças neurais complexas.
O supercomputador SpiNNaker é considerado o maior do mundo e foi arquitetado com o objetivo de simular o funcionamento do cérebro, e, portanto, não trabalha como um computador normal. “Basicamente, criamos uma máquina que funciona mais como um cérebro do que como um computador tradicional”, diz Steve Furber, professor de Engenharia da Computação da Universidade de Manchester.
Supercomputador SpiNNaker em funcionamento Imagem via: SingularityHub |
A partir do envio de bilhões de pulsos elétricos simultaneamente para diferentes destinos, o SpiNNaker pode simular áreas como o córtex cerebral e seus neurônios, o que possibilita a análise de seu funcionamento e um possível desenvolvimento para a cura de doenças relacionadas. A máquina já simulou a área do cérebro que é afetada pela doença de Parkinson, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário