Neuralink é um projeto de estudo e desenvolvimento tecnológico, apresentado em 2016 por Elon Musk, que visa a criação de dispositivos implantáveis para o combate de doenças cerebrais, além do estudo mais aprofundado desta região, assim como o aperfeiçoamento das inteligências artificiais e sua conexão ao cérebro real.
Através de suas interfaces cérebro-máquina, que utiliza do recurso de inteligência artificial, os projetos do Neuralink são direcionados ao implante de dispositivos em pessoas com algum tipo de paralisia. A ideia é que essas pessoas possam controlar esses dispositivos por meio de celulares ou computadores.
Os implantes são compostos por uma série de eletrodos feitos de materiais pouco prejudiciais ao cérebro e de feixes de laser para a exploração cerebral. Musk espera que os humanos possam se comunicar melhor com dispositivos implantados diretamente em suas cabeças, pois os dispositivos permitem a captura de mais estímulos.
Musk num evento para anuncio dos projetos da Neuralink. Imagem via StartSe |
A tecnologia desenvolvida pela Neuralink possibilita que uma pessoa se integre a um computador acessando e processando informações tão bem quanto uma inteligência artificial. O cérebro humano teria uma inteligência artificial para chamar de sua. Outra inovação é que a interface se daria por meio de um dispositivo interno, e não externo como hoje acontece na relação homem-máquina.
O próximo objetivo da empresa é avançar no tratamento de certos tipos de lesões cerebrais ou doenças neurológicas, como Alzheimer. A proposta é que desenvolver um implante neural que possa fundir o cérebro humano a uma inteligência artificial. Em tese, não haveria limites para o pensamento humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário