Imagem via G1 |
Desde o início do ano, o súbito aumento nos casos de dengue no Brasil estão preocupando a população. Os principais casos ocorreram nos estados da região Sudeste. Segundo o G1, desde janeiro, o número de casos de dengue subiu 339% no Brasil em relação ao ano passado.
O ministério da saúde afirma: o aumento nos casos de dengue é causado por uma série de fatores, um deles é o grande volume de chuvas causado pelas altas temperaturas atingidas no período.
Transmissão do vírus
O vírus da dengue é transmitido pela picada do mosquito aedes aegypti. O ciclo de transmissão começa quando a fêmea deposita seus ovos em recipientes com água parada. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem no meio aquático por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para continuar o ciclo e transmitirem a doença.
A transmissão da dengue tende a ocorrer em lugares quentes e úmidos. Aos possíveis criadouros dos mosquitos, é necessária uma maior atenção no verão, pois o embrião se desenvolve em apenas 48 horas após o depósito dos ovos.
Maneiras de prevenção
Para que a reprodução do aedes aegypti seja prevenida, é importante que se evite os pontos de água parada, sendo consciente com os lixos gerados nas residências e bairros. Como prevenção pessoal, recomenda-se o uso de repelentes.
Prevenção na prática
Visando a conscientização dos alunos do Colégio Técnico Industrial “Prof. Isaac Portal Roldán”, o professor Astor Reis Simionato realizou uma atividade de prevenção durante a aula de Educação Física. O exercício consistia em uma seleção e coleta de possíveis focos de dengue espalhados pelas áreas do colégio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário