Na próxima terça-feira (13) de manhã, acontece o Spirit Day no Colégio Técnico Industrial (CTI) de Bauru. No lugar de aulas tradicionais, os alunos irão exibir e assistir apresentações de dança, teatro e música. Ao final, a banca de jurados formada pelos professores escolhe uma turma vencedora.
O Spirit Day é realizado uma vez por ano e tem como objetivo proporcionar um dia de diversão e aprendizado para os alunos. A cada ano, os professores escolhem um tema no qual os alunos devem se basear para criar suas apresentações.
O tema de 2019 é “A Cultura Popular Americana”, englobando aspectos da cultura de todo continente americano, de norte a sul. Assista às apresentações dos anos anteriores clicando aqui
Origem do evento
O evento faz referência ao dia da conscientização LGBTQ+, criado em 2010 pela canadense Brittany McMillan, celebrado na terceira quinta-feira do mês de outubro. O nome vem da faixa roxa da bandeira do arco-íris, cujo criador definiu como “representando espírito”. O Spirit Day foi idealizado em resposta à uma onda de suicídios de estudantes gays no mesmo ano. Os participantes costumam usar a cor roxa como sinal visível do apoio que oferecem aos jovens LGBTQ+ e à luta contra o bullying.
Para saber mais sobre o evento, nossa equipe entrevistou a professora Sociologia e Artes, Maria Cornélia, responsável pelo evento. Confira!
Entrevista
Printfnews: De onde veio a ideia de trazer o Spirit Day para a escola?
Maria Cornélia: A primeira professora de inglês do colégio, Mariângela de Almeida Garcia, começou a trabalhar o tema com as salas que ela ministrava aulas e percebeu que os outros alunos da escola também queriam trabalhar. Como não lecionava em todas as salas, ela conseguiu fazer com que o Spirit Day fizesse parte dos eventos do colégio.
Ao aposentar, a professora deixou a ideia do evento para o professor Denis Almeida Ribeiro. Mesmo sem uma comissão organizadora, somente com voluntários, ele conseguiu prosseguir com a ideia e o contexto real o Spirit Day.
Já tivemos vários temas: Biodiversidade, Culturas Americanas e Brasileiras e Curiosidades de países. Incluído no calendário escolar e com uma comissão organizadora, o Spirit Day se tornou um evento cultural para estudos aprofundados sobre esses temas. Depois da aposentadoria do professor Denis, o evento mudou: eram realizados desfiles com fantasias temáticas.
Hoje, o evento está mais parecido com a proposta inicial da professora Mariângela. Não é só mais um evento de inglês. Ele tem um histórico e, depois de estudos e por meio da linguagem artística, os alunos elaboram apresentações, momentos culturais e comidas temáticas.
PN: O que o Spirit Day acrescenta ao Colégio e aos alunos que participam?
MC: O objetivo é que os alunos, a partir do tema escolhido, pesquisem o tema e o transformem em uma apresentação, sem perder o contexto do tema. Eu sinto que os alunos gostam, estudam o tema, dedicam-se nas apresentações e cenário. Posso dizer que são artistas natos. Sinto também que há muito empenho em fazer melhor que o outro, apresentar-se lindamente.
PN: Qual parte do Spirit Day você mais gosta e por quê?
MC: Eu admiro como eles estudam sobre o tema e a dedicação. Mas, a parte que eu mais gosto são as apresentações, quando vemos o resultado do empenho dos alunos, dedicação, criatividade e a forma de entrosamento entre eles. Tenho maior orgulho quando assisto às apresentações.
PN: Como é o processo de seleção do tema?
MC: As professoras da Comissão se reúnem e, de acordo com as ideias que surgem e bom senso, é escolhido o tema. Geralmente, é um tema que dê ideias para os alunos elaborarem algo.
PN: Qual é o objetivo do tema desse ano?
MC: Trabalhar as culturas dos países que formam as três Américas (Norte, Central e Sul).
PN: Quais são os critérios para ser o vencedor?
MC: São sete jurados que julgam e pontuam, em até 30 pontos, os seguintes critérios:
- Enredo adequado ao tema;
- Tempo de execução;
- Originalidade e criatividade;
- Figurino e cenário
- Evolução.
PN: Quem faz parte da Comissão Organizadora?
MC: Os professores e funcionários que participam da comissão são:
- Daniela - Coordenadora do Ensino Médio;
- Adriana - Presidente da Comissão;
- Astor - Ajudante de palco;
- Flávio – Apresentador;
- Lismaria – Comida;
- Viviani – Comida;
- M. Cornélia – Decoração do palco;
- José Ricardo – Som;
- Cláudio do ASA (Assistente Suporte Acadêmico) - Som
Olá sou José Ricardo (Chitão) o spirit day deste ano foi um dos melhores, muita criatividade e peças de teatro que vieram ao encontro do sistema pedagógico do CTI da Unesp de Bauru.
ResponderExcluirParabéns a todos.
Chitão.