Nesse mês, a equipe do Zoológico Municipal de Bauru resgatou três animais silvestres na região: uma jaguatirica, um lobo-guará e uma onça parda. Os animais foram levados ao zoológico e tratados pela equipe de veterinários e biólogos.
A jaguatirica foi resgatada em Agudos pela equipe de bombeiros e chegou com ao zoológico com lesões nas orelhas, patas e focinho, além de verminoses, sarna e sinais de desidratação. A equipe de veterinários realizou exames e iniciou a hidratação e medicação. O animal ainda está em observação. A expectativa é que se recupere em algumas semanas e seja solto em seu ambiente natural.
O lobo-guará foi vítima de atropelamento e levado até o zoológico por uma concessionária de rodovia da região. Após exames, foram constatadas fraturas em sua cauda e o animal teve que passar por pequenas cirurgias. Ainda sob cuidados veterinários em Bauru, a expectativa é que o animal retorne à vida livre, caso se recupere.
A onça parda foi resgatada em Lins e passou um breve período de avaliação e recuperação no zoológico. O animal já foi devolvido ao seu habitat natural.
Fauna em perigo
O resgate de animais é recorrente na região. Em 2017, por exemplo, a equipe do zoológico resgatou um lobo-guará atropelado na rodovia Marechal Rondon em Bauru. Na página no Facebook, a equipe do zoológico lamentou sobre a situação: “Estamos perdendo nossa fauna devido aos atropelamentos, perda de habitat, caça, tráfico de animais, entre outras ações humanas”.
O Zoológico de Bauru é muito conhecido pelo seu auxílio no tratamento de animais selvagens feridos, a fim de devolvê-los novamente na natureza para que continuem em seu ambiente natural, preservando a fauna brasileira.
Além dos resgates, o zoológico também faz trabalhos de conscientização com o público. As ações visam alertar sobre poluição e desmatamento do meio ambiente para possibilitar que os animais possam viver com tranquilidade e segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário